quarta-feira, 3 de março de 2010

DESCENDENTES DE VICENTE FERREIRA DA SILVA E BRONÍDIA

O que se tem registrado sobre Vicente Ferreira da Silva está no livro de autoria de Castanheira Filho, intitulado "História de Bom Sucesso" e editado em 1973. Segundo a obra, no fim do século IXX e início do século XX, havia na cidade disputa entre dois partidos políticos: “Jagunço” e “Canjerê”. Vicente era o delegado e filiado ao Canjerê e em um entrevero mais violento dos rivais, foram mortas duas pessoas. Com isso ele andou fugido por uns tempos e quando retornou foi julgado e absorvido da acusação de envolvimento no ocorrido.

Vicente tinha um relacionamento amoroso com Bronídia, com quem teve três filhos: Adolfo, Antônio e João. Como ele iria se casar e, para não deixá-la a ver navios, arranjou seu casamento com o “carreiro” da sua fazenda. Com este, ela teve uma filha de nome Maria e outros filhos. Maria morava no Pombal perto da estação férrea de Zeringota em um terreno que Vicente comprou para ela. Isto leva a supor que ela também era filha dele ou ele fez isto como indenização a Bronidia ou ao carreiro. Ele casou com sua prima Emirena Ferreira da Silva.

Quem contou da existência de Vicente foi seu neto homônimo, filho de Adolfo. Este fato foi mais tarde confirmado por Maria Cândida de Freitas, interessada em organizar os dados genealógico da famíllia, mas que desconhecia o fato do relacionamento dele com Bronídia.

Adolfo foi casado com Enedina, que era filha do Sr. Matias e Missias Baliza, donos da fazenda Matias, que mais recentemente pertenceu ao Sr. Geraldo Luiz de Resende (Militão) e hoje pertence a seus herdeiros. Eles tiveram cinco filhos, Belfides (era padeiro e faleceu ainda jovem), Tertuliano (morreu também muito jovem dentro de uma banheira), João (morreu solteiro em um sanatório em Belo Horizonte), Enedina (casada com Adolfo) e Hetelvino (casado com Rita Siqueira, com quem teve dois filhos, Henrique e Raimundo). Enedina mudou-se para Belo Horizonte, onde faleceu. Adolfo teve uma outra família com Angélica, que morava proximo a Igreja do Rosário. Deste relacionamento não temos mais informações além dos nomes dos filhos dela: Efigênia, Maria, Adalberto, José, Dica e Natália. Esta família mudou-se para o Rio de Janeiro e todo contato foi perdido.

Sr. Matias e os filhos quando iam à cidade para fazer compras, normalmente iam no início da noite e, para não serem vistos, ficavam nas esquinas espreitando até que não houvesse nenhum pedestre na rua. Aí eles passavam para a próxima esquina até chegarem a casa comercial onde iam comprar o necessário. Por isso passaram a ser conhecidos pela alcunha de “Gato”. Por analogia, Adolfo também ficou conhecido por este apelido: Adolfo Gato.

Gostariamos de contar com a colaboração de outras pessoas com interesse no estabelecimento dos descendentes de Vicente Ferreira da Silva com Bronídia. Estas informações foram obtidas com Inayá Ferreira Mendes, Vicente Ferreira da Silva, Vicentina Ferreira Aguiar, Murillo Affonso Ferreira, Marcelo Rodrigues, Hélio Evangelista Rodrigues, Débora Cristina Silva, Antônio Silva, Valéria Carvalho e Silva e Maria Cândida de Freitas. Qualquer correção, complementação e/ou atualização será muito bem vinda. As mulheres deverão sempre ter os nomes de solteira. E-mail de contato: ruiamerico@gmail.com.

A seguir a relação dos descendentes:

Um comentário:

  1. Oi, me chamo Guilherme Ferreira da Silva, sou bisneto de João Ferreira da Silva, que fugiu de casa na puberdade, provavelmente oriundo da cidade de Coração de Jesus (MG), aparentemente pelo falecimento do pai. João fixou residência em Paracatu (MG) depois de 1 ano de viagens, sendo criado pelo boticário da cidade no começo do século XX, que o adotou como afilhado.

    Provavelmente próximo dos 20 anos, começou a trabalhar como caseiro na fazenda de uma viúva e se casou com sua filha, Júlia de Oliveira Barreiros (estimamos que no começo da década de 1910) e nessa época imaginamos que ele manteve algum contato com sua família.

    Sou muito interessado na história deste meu antepassado, principalmente na história de sua família. Se alguma informação bater, peço que mantenhamos contato!

    Obrigado!

    ResponderExcluir